Venda Seus Produtos Com Marcas Parceiras

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos empresários e empreendedores de moda têm a sua marca própria e abrem uma loja própria e isso no geral funciona. Mas percebo que muitas dessas marcas e empreendedores têm receio de complementar seu mix com produtos de outras marcas, por medo de abrir uma concorrência dentro da sua loja. Nesse post eu quero explicar porque, em alguns casos, revender marcas de terceiros junto à sua marca própria pode ser um bom negócio e realmente vantajoso para a sua marca. Vem comigo que nesse post vou explicar quando isso funciona.

A parceria com outras marcas pode tornar sua loja mais atraente com mais opções.

Componha seu mix com mais opções para seu cliente

A primeira coisa que você precisa considerar é que, quando a gente tem uma marca própria, nem sempre a gente consegue oferecer dentro da nossa marca todos os produtos necessários para atender nossos clientes. Nesse caso, a opção de você revender o produto de outra marca é algo para complementar a sua marca.

Por exemplo, imagine que você tem uma marca especializada em jeans e moda casual, e que você não consegue produzir determinados produtos, como acessórios, calçados ou alguns tipos de tecidos. Mas se você tem um ponto de venda, seja loja física ou e-commerce, é natural que você queira atrair aqueles clientes, e será muito mais difícil atrair clientes se na sua loja tem poucos produtos, as suas chances de conversão são bem menores nesse sentido, assim como de fazer vendas com tickets e peças por atendimento maiores (pois atrair clientes é tão caro e trabalhoso, quando temos clientes devemos buscar a venda mais competente possível e fazer com que esse cliente seja cativado e retorne mais vezes no futuro). As pessoas gostam de ir a uma loja em que elas encontram várias soluções para as suas necessidades. Assim, em apenas uma compra elas podem resolver várias demandas.

Quando você não oferece tudo ou grande parte do que seu cliente está buscando, ele sente que tem um trabalho a mais para fazer. Encontrar o seu site, navegar, ou ir até a sua loja e ter pouquíssimas opções e que não atendem o que ele procura, pode não ser a preferência da maioria dos consumidores. Por isso grandes centros comerciais, shoppings e lojas mais completas tendem a vender muito mais pois em um lugar só o cliente resolve várias compras sem se locomover tanto.

Mesmo nas situações que o cliente é uma pessoa que gosta de fazer compras e garimpar, quando você se responsabiliza por fazer esse garimpo para os seus clientes com uma seleção especial conforme o estilo deles, o cliente sente que na sua loja ele encontra opções que ele talvez não encontraria sozinho. Isso dá preferência para a sua marca. E você consegue fazer essa curadoria com competência porque tem acesso a certas marcas e fornecedores, ou porque tem talento no seu olhar de fazer a composição certa do mix que está de acordo com o interesse dos seus clientes.

Utilize a revenda como aprendizado

Quem apenas vende sua marca própria, em tese, possui uma lucratividade maior, mas também tem muito mais trabalho. Para ter maior lucratividade na sua marca própria você precisa vender um pouco mais de volume para pagar os gastos do desenvolvimento de produto. E para vender um volume maior de produtos, precisa ter um ponto de venda com bastante competência.

Então se na sua marca, por exemplo, você trabalha predominantemente com jeans, mas percebe que um tricô, ou camiseta básica, ou um casaco, ou um calçado iria complementar muito o seu mix, e que você ainda não tem a estrutura para produzir esses produtos, deve considerar revender outras marcas junto à sua marca própria. Essa é uma forma tanto de testar se aqueles produtos teriam aderência pelos seus clientes e, quem sabe, futuramente começar a produzi-los; quanto é uma forma de realizar maiores vendas a partir de produtos que você não teve a responsabilidade de desenvolver.

Utilize a parceria para fortalecer sua marca

Além de aprender sobre o que o seus clientes estão buscando a partir dos produtos de terceiros, você estará mostrando a sua marca de uma forma mais clara para o cliente. Quando o cliente vê apenas calças jeans soltas, fica difícil entender o propósito da sua marca. Mas quando você complementa os seus produtos com outros acessórios ou outras peças, ainda que de outras marcas, consegue deixar claro o estilo de venda da sua marca.

Você aprende com a venda de produtos de outras marcas e o lucro daquelas vendas entra para o seu caixa. Mesmo que seja com uma margem de lucro mais baixa, mas você tem um trabalho relativamente menor para revender um produto do que para desenvolvê-lo e vender. E se você percebe que aquele produto de outra marca está funcionando no seu negócio, pode investir em um fornecimento adequado para colocar ele no seu mix.

Essa é uma dica muito poderosa, tanto para o e-commerce quanto para a loja física. Na loja física, incrementar seu mix com produtos de outras marcas dá uma cara mais completa para a sua loja. Para quem não tem produto suficiente para abrir a própria loja com sua marca própria isso funciona muito bem.  No e-commerce, você pode revender marcas que chamam tráfego, porque algumas marcas têm um SEO (Search Engine Optimisation) muito bom. Isso significa que pessoas estão procurando ativamente por aquelas marcas. Ao encontrarem no seu e-commerce as marcas que estão procurando, verão o site da sua marca e poderão se interessar também por sua marca própria.

A parceria com outras marcas pode ser muito vantajosa

Então você empresta clientes de marcas complementares e vai fortalecendo o seu negócio. E isso sem o trabalho de produzir um sortimento muito grande ou muitas categorias de produtos que, talvez de início, você não tenha essa competência. Essa é uma dica para você complementar seu mix mesmo na sua marca própria. E também para criar um relacionamento de networking com marcas complementares à sua.

Esse é um modelo de negócio no qual todo mundo sai ganhando! As marcas que vão revender na sua loja estão sempre buscando parcerias de acordo com o conceito delas. Então sua loja se torna mais um ponto de venda para os produtos das marcas. O cliente encontra um ambiente com muito mais opções que fazem sentido. Assim, se sente muito mais atraído pela sua marca e por tudo o que está na sua loja. E para você é um excelente negócio, porque você tem uma venda complementar e consegue transparecer muito mais os valores da sua marca.

Enfim, essa é a dica de hoje!

Você também pode conferir o conteúdo desse post nesse vídeo.

E você, tem sua marca própria e já revende produtos de outras marcas? Está pensando em fazer isso? Conta pra mim!

Um super beijo e até a próxima!

Andressa Rando Favorito