Tempo de leitura: 6 minutos
Hoje eu quero dar uma dica que parece boba, mas que faz uma diferença enorme nos negócios. Eu vejo muito em microempresas, pequenos negócios de moda, um elemento logístico que dificulta ou impede a marca de crescer. É sobre a organização dos dados do negócio (ou a falta dessa organização!). Isso é o que eu chamo de “cantinho do seu negócio”. Vem comigo que vou explicar melhor nesse post.

O que é o cantinho do seu negócio?
O cantinho do seu negócio, ou cantinho de inteligência do seu negócio, é um espaço onde você vai administrar e planejar o seu negócio. Se você ainda não tem esse espaço, mesmo trabalhando com notebook, é importante você providenciar esse cantinho na sua empresa ou na sua casa. Nesse espaço você vai sentar com calma no seu computador para analisar coisas como: controle financeiro, se você já tem um sistema de ERP, de vendas, vai organizar todos esses dados, essas informações.
Dentro desses sistemas geralmente a gente tem uma riqueza de detalhes e dados sobre o negócio. Contudo, na maioria das vezes essas informações acabam perdidas, e isso acontece também em grandes negócios de moda. Mas são justamente essas informações que representam a chave do sucesso do seu negócio, principalmente um negócio de moda.
Muitas vezes as pessoas que tem um negócio de moda estão muito focadas nas vendas, chão de loja, em colocar os produtos para vender, e não há nada de errado com isso, pois sem produto não tem venda. Porém, à medida que você vai realizando as suas vendas, esses dados dão poderosos insights que fazem toda a diferença no seu negócio. Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos passar despercebidas essas informações que são fundamentais para o sucesso do negócio. Como: o estoque que vendeu mais rápido que os outros e que seria possível por exemplo fazer reposições e assim vender muito mais; o estoque que está parado e dando prejuízo que precisa ser lidado com urgência e muitas vezes está vendendo com margem negativa e queimando o seu capital e investimento.
Sempre analise os dados das suas vendas
Essas análises só são possíveis se você tiver no seu negócio um espaço onde possa sentar com calma e analisar tudo isso. A minha sugestão é uma estratégia utilizada em todas as grandes marcas e varejistas do mundo, que a gente chama de reunião de segunda-feira. As grandes marcas entendem que precisam fazer isso porque mesmo com equipes que já fazem esse tipo de análise, é necessário dedicar um dia para olhar para esses detalhes. Isso direciona toda a estratégia comercial, de compras e comunicação da semana, caso contrário, muita coisa importante acaba passando despercebida.
Para o seu negócio eu recomendo que você separe um cantinho para colocar sua mesa, usar o notebook, ter painéis com observações de concorrentes, preços de venda, amostras, inspiração. E ali tranquilamente dedicar uma ou algumas horinhas da semana para a reflexão estratégica que todo negócio de moda precisa. Eu recomendo fazer isso na segunda-feira de manhã. Assim você já começa a semana com uma estratégia bem traçada do que você precisa repor, de quais produtos estão vendendo bem, do que você precisa incentivar a venda na sua loja, do que precisa fazer uma promoção para girar esse estoque, etc.
E ali você vai organizar, além das tarefas administrativas do dia-a-dia (pagamentos, agendamentos, contatos, etc), os dados das suas vendas e acompanhamento do giro dos seus estoques, reações à promoções ou ações que realizou, e assim por diante. Você vai gastar uma hora ou duas analisando aqueles dados, mas isso fará uma diferença enorme na sua semana. Se você não tem muita destreza com planilhas ou tabelas que auxiliam a organização dos dados do estoque, vendas e custos, talvez seja interessante chamar uma pessoa pra te ajudar nisso, pois isso é fundamental para o seu negócio.
Organize suas informações para fácil visualização
Geralmente quem tem negócio criativo, negócio de moda, são pessoas visuais. Uma dica que eu dou é fazer um quadro bem bacana com o planejamento visual da sua coleção, dos estoques que você comprou, com as datas de quando eles serão entregues, para que você tenha uma ideia clara do que está chegando. A falta desse planejamento é uma falha muito comum, mas muito séria, mesmo em grandes negócios.
Quando você começa a olhar esses detalhes e trabalhar em cima disso, encontra a chave do sucesso do seu negócio e encontra também o que provavelmente não está dando certo. Sem essa visibilidade do que está realmente acontecendo no seu negócio você não consegue implantar as estratégias de sucesso para fazer o seu negócio crescer. Você pode estar se saindo muito bem sem esse planejamento e isso é ótimo, mas perceba que com essas metodologias o seu negócio pode deslanchar e crescer muito mais.
Essa organização pode definir o sucesso do seu negócio
Para finalizar, faça um quadro com o seu planejamento de coleção, o que você comprou, o que está desenvolvendo, quando vai ficar pronto, quando vai ser entregue, preços de venda, volume do que comprou, etc. Você também pode ter outro quadro com ideias para as próximas coleções. E isso é muito bom porque no dia a dia a gente começa a ter insights no chão de loja, na hora da venda. Quando você vê um estoque que acabou muito rápido você pode marcá-lo para reposição ou expansão daquele tipo de produto e quando estiver planejando sua próxima coleção vai visualizá-lo e lembrar que é um bom produto, que vendeu rápido e a preço cheio.
Essas informações são muitas durante o dia todo. Se você não organiza cada sacada num lugar especial você inevitavelmente acaba perdendo muitas informações, e isso é dinheiro que você deixa de ganhar para o seu negócio e serviço que deixa de entregar pro seu cliente.
E você, já tem o cantinho do seu negócio? Conta pra mim!
Se preferir, confira o conteúdo desse post nesse vídeo.
Um super beijo e até a próxima!
Andressa Rando Favorito