Tempo de leitura: 5 minutos
Hoje quero dar algumas dicas para você que tem uma marca de moda autoral e está preocupado sobre como escalar o seu negócio. Você fabrica suas próprias peças e tem o desejo de crescer o seu negócio, mas não sabe como fazer isso porque não daria conta de produzir sozinho muito mais do que já produz. Vou te dar algumas dicas sobre como escalar a sua produção de moda autoral.
Como aumentar a escala de produção?
Quem está começando a sua marca própria e confeccionando seus próprios produtos provavelmente já passou ou está passando por esse dilema: “se eu quiser crescer e ter outros pontos de venda, não vou dar conta de produzir para vender para mais pessoas”. Algo muito importante em uma marca autoral é a essência do seu produto, e pensar em uma produção em grande escala traz a preocupação da perda dessa essência.
A minha dica para isso é: entenda quais são as etapas necessárias que você precisa fazer à mão para manter a essência do seu produto, e quais são as etapas desse processo que você pode terceirizar. Mas não se assuste! Quando falo em terceirizar, não é sobre você estar confeccionando sua própria peça e terceirizar o serviço para uma indústria na Ásia e produzir 100 mil peças idênticas. Quero dizer que terceirizar, nesses casos, funciona como a criação de uma rede de colaboradores que possam realizar algumas etapas na base dos seus produtos e assim te ajudem a aumentar sua escala de produção.
Pense em quais etapas da produção podem ser terceirizadas
Por exemplo, uma marca de joias autorais aqui de Curitiba que é da Ellen Piragine (veja a entrevista que fiz com ela aqui), utiliza madeira como material principal e também a prata, e ela mesma produz essas joias. E como ela está conseguindo escalar esse negócio? Ela é a artista, a designer que pega as madeiras recicladas. Todo o material dela vem de várias fontes, não tem uma padronagem. E então ela utiliza as máquinas, a lixa, para fazer uma modelagem com essas peças de madeira. Ela faz o desenho das peças em prata que serão acopladas na madeira e terceiriza isso para um ourives, que é parceiro dela.
Observe que não se trata de uma terceirização na Ásia de 100 mil peças, mas sim de um parceiro que mora a poucos metros da casa dela. Além disso, ele está executando exatamente o desenho que ela fez dos acessórios para encaixar naquelas joias. Então o design dela, a marca dela como artista não está sendo alterada. Ou seja, ela está contratando algo que ela não necessariamente tem o expertise para fazer, que é a ourivesaria. Além disso, ela consegue outro braço para ajudá-la na confecção das peças.
Encontre parceiros e ganhe tempo
A maioria das peças ela ainda faz toda a mão, mas ela já possui alguns Produtos Icônicos. O #ProdutoIcônico é o seu produto mais vendido, que tem mais aceitação, que quando está em estoque você sempre vende e por isso não pode ficar sem ele! Leia mais sobre #ProdutoIcônico aqui. Toda marca tem esse produto que é mais comercial, que é a cara da marca, tem todos os valores da marca. E você vai conseguir vender em um volume um pouco maior do que os seus outros produtos. É justamente para esses produtos que você precisa buscar uma terceirização de alguns aspectos dele, para que você consiga escalar esse produto.
Então no exemplo da Ellen, ela tem um brinco que é um produto icônico no negócio dela. Esse brinco tem um formato bem específico e ela trabalha com a parte mais única dele nos elementos de prata ao seu redor. Mas ela conseguiu um parceiro que entende de marcenaria para fatiar aquelas peças de um tamanho padronizado para ela, porque antes ela fazia absolutamente todas as peças à mão. Com um parceiro ela agilizou muito o processo. Ela já recebe a madeira no tamanho e corte corretos para trabalhar a arte dela em cima daquela base.
Assim, ela gasta muito menos tempo e consegue escalar o estoque desse brinco que precisa sempre ter. O mesmo #ProdutoIcônico derivou para pulseiras, que também ela consegue que ele fatie nos tamanhos que precisa, e assim só personaliza em cima das bases, o que torna o processo até mais prazeroso para ela que foca em criar e não em executar uma função repetitiva sem o maquinário de marcenaria que o seu parceiro tem e consegue realizar com facilidade e por um preço baixo pois são máquinas de corte super rápidos.
Esse é um princípio que você pode aplicar ao seu negócio. Você pode ter as bases de uma modelagem e pode pedir para já vir cortado de algum parceiro. Pode treinar algum colaborador que saiba, por exemplo, fazer alguns tipos de artesanato. Pode fazer algumas bases para depois customizar e colocar a sua marca, o seu estilo nesses produtos.
Comece a escalar seus produtos autorais
Assim você irá conseguir escalar os seus produtos e também pode começar a construir uma rede de fornecedores. Esses colaboradores serão treinados por você, especialmente para a sua marca. Porque é realmente muito difícil você crescer na sua marca fazendo tudo sozinho, que além dos produtos em si, demanda marketing, divulgação, atendimento a clientes, eventos, etc.
E então, gostou das dicas? Já pensou em quais etapas da produção você pode colocar um colaborador para te ajudar? Conta pra mim!
Confira também esse conteúdo nesse vídeo.
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito