Tempo de leitura: 4 minutos
Muitos negócios de moda acabam tendo o seu lucro afetado por causa de um problema que está no desenvolvimento do produto: fabricam um produto antes de pensar na estratégia de preço de venda. Planejar o seu preço de venda é um fator muito importante, pois vai ditar o seu posicionamento diante dos outros concorrentes no mercado. A questão é que esse planejamento de preço de venda precisa ser feito antes do desenvolvimento do produto.
Quando você se propõe a ter uma loja ou marca de moda que vai concorrer nesse mercado, precisa mapear seus concorrentes e levar em consideração o preço de venda praticado por eles. Os produtos que você pretende vender precisam se encaixar nessas faixas de preço, caso contrário, suas vendas serão afetadas. Esse ponto pode ser o grande responsável pelo fracasso de vendas de um negócio de moda. Vou apresentar duas situações que demonstram isso.
1. Não ter uma meta de custo
Isso acontece principalmente com marcas próprias, autorais, ou marcas menores que ainda não têm uma equipe de planejamento. Essas marcas acabam desenvolvendo seus produtos apenas baseados no processo de criação, sem antes estipular metas de preço de venda, de preço de custo e da margem de lucro que precisam ter. Ou seja, antes de começar a desenvolver produtos é essencial entender quantos produtos a quais preços serão necessários para conseguir determinada margem de lucro e, dentro disso, qual deverá ser o custo máximo por produto.
Utilizando essa estratégia, você irá primeiro definir o custo máximo do seu produto e depois poderá desenvolver aquele produto, sabendo que o preço de custo planejado não pode ser ultrapassado. A falta desse tipo de planejamento é um erro que já encontrei em grandes empresas, que criavam uma estratégia de preço de venda, mas não conseguiam alinhar esse planejamento junto a equipe de desenvolvimento de produto. O resultado é que os produtos eram desenvolvidos e depois chegava-se a um custo, que muitas vezes não era o custo estipulado no planejamento. A partir daí a marca jogava um markup em cima desse custo e, no fim, o preço de venda não se adequava ao mercado, e o produto não se tornava competitivo diante da concorrência.
Quando essa situação acontece você fica com dois problemas: precisa refazer o produto para chegar a um custo menor e atingir o preço de venda correto; ou baixar o preço de venda desse produto, o que irá reduzir a sua margem de lucro. Ou seja, sem um bom planejamento de custos, o sucesso da rentabilidade e do lucro do seu negócio fica comprometido, e no médio a longo prazo isso pode colocar em perigo o sucesso do seu negócio. Então, é fundamental que você desenvolva o produto já sabendo qual é o valor máximo que pode gastar com ele.
2. Gastar muito tempo no alinhamento dos preços
O outro problema que pode ocorrer é sobre o tempo que se gasta no desenvolvimento e alinhamento de preços dos produtos por falta de planejamento. É preciso ter uma estratégia de venda sabendo o que precisa vender em cada período. Por exemplo, se você planejou uma linha de produtos para um determinado período de vendas, precisa fazer essa estratégia de preços com antecedência, caso contrário, irá enfrentar problemas na hora de fechar pedido de compra e isso vai gerar muito retrabalho e frustração das suas equipes. Esse desalinhamento resulta em perda de tempo que vai resultar na perda das vendas planejadas para aquele período, pois a produção fica em atraso.
O ideal é que se tenha uma estratégia clara de preço de venda, e então uma estratégia de preço de custo e repassar isso para quem for responsável pelas compras para que já tenha um orçamento de preço de custo máximo para comprar dentro dessas faixas. Esse planejamento irá evitar muito tempo perdido e muita confusão na hora colocar seus produtos à venda, pois sua estratégia estará bem clara com um preço de venda definido. Além disso, os seus clientes entendem isso e já sabem o que esperar da sua loja ou marca, e isso aumenta muito o seu poder competitivo perante a concorrência, pois você está sendo muito claro na sua oferta de produtos e nas faixas de preços que você está vendendo. Enquanto isso, você sabe muito bem que seu preço é suficiente para alcançar uma margem de lucro adequada, pois você se planejou para isso. Essa é uma verdadeira dica de ouro para o seu negócio de moda!
Espero que esse post tenha te ajudado a entender a importância de um planejamento de preços de vendas e de custos! Confira também esse conteúdo em vídeo.
Você já tem metas de custos e preços para os seus produtos? Conta pra mim!
Um super beijo e até a próxima!
Andressa Rando Favorito