Tempo de leitura: 6 minutos

Quando você decide criar um negócio de moda, uma das principais variáveis estratégicas que precisa resolver é o seu mix de fornecedores. Encontrar fornecedores para seu negócio de moda é um desafio que deve ser encarado até mesmo antes de você começar a investir dinheiro em sua empresa.
São os fornecedores que garantirão que você possa dar vida à sua ideia. Ter um bom mix de fornecedores é a garantia de que você poderá manter seu estoque sempre abastecido, atendendo aos seus clientes da forma que idealizou e colocando 100% em prática o seu planejamento.
Independente do seu público e da linha de produtos que você comercializa, é fator chave para o sucesso do seu negócio de moda que você estabeleça parcerias que garantam o abastecimento de sua loja. A questão é como encontrar esses fornecedores. Sabemos que muitos empreendedores encontram dificuldades em identificar boas oportunidades no mercado.
É por isso que dedicarei esse artigo a mostrar como encontrar fornecedores para o seu negócio de moda. Mais importante ainda é saber encontrar e identificar aqueles cujas políticas se alinhem às suas necessidades.
Confira este vídeo que eu publiquei no YouTube e leia este artigo até o final, pois você receberá dicas importantes, que vão ajudar na construção de um mix sólido de fornecedores, capaz de dar suporte ao seu negócio.
As dicas e orientações que passarei nesse artigo se aplicam tanto para quem estiver comprando de marcas de terceiros para revender, como se você tem marca própria e busca confecções ou fornecedores de matérias-primas ou acabamentos, pois todos esses elementos da cadeia de valor da moda necessitam de suprimentos.
Antes de tudo, defina qual é o seu negócio
O que define o seu negócio é quem é o seu público alvo e quais necessidades você deseja atender. Por exemplo: “meu negócio é vender moda (roupas e acessórios) para jovens descolados das classes “B” e “C” que vivem em cidades quentes e litorâneas”.
Para definir quem serão seus fornecedores, é preciso que esteja claro que produtos você vai fabricar ou vender. Para definir um mix de produtos, você deve ter muito bem definido quem é o seu público, qual seu estilo de vida e comportamentos de consumo. Além disso, é preciso acompanhar as tendências da moda para manter seu estoque sempre atualizado.
Importância da localização dos fornecedores
Nos dias atuais é possível você se conectar com fornecedores do mundo inteiro, o que amplia bastante as oportunidades de ter um poderoso mix de produtos para oferecer aos seus clientes.
Há, no entanto, um aspecto relevante, que devemos levar em consideração na hora de captar fornecedores. A experiência mostra que a ideia de cadeia de valor pressupõe parceria, integração e relacionamento. Afinal de contas, você não compra só uma vez.
Sob esse aspecto, o melhor fornecedor sempre é aquele que está mais próximo. Além da possibilidade de você estreitar relacionamento com parceiros estratégicos, há maior segurança quanto a atendimento, controle e cumprimento de prazos.
Tem outro aspecto que acredito que devemos levar em conta, que é o impacto que a opção por fornecedores locais têm na economia do país, seja gerando renda, seja gerando consumo e crescimento da indústria nacional. Trata-se de visão estratégica, pois toda a cadeia se beneficia do aumento do consumo e do crescimento dos players locais.
A boa notícia é que temos excelentes fornecedores em quase todos os estados do Brasil, tanto de produtos quanto de aviamentos e matérias-primas. Sobretudo porque há forte concorrência no setor, o que confere poder de barganha e escolha aos varejistas e confecções.
A dica para encontrar esses fornecedores, que é o mais importante, é você procurar organizações como:
– Sebrae;
– Órgãos de classe;
– Associações Comerciais;
– Federação das Indústrias.
Essas organizações possuem relacionamento com muitas empresas de cada região. Assim, seu caminho até os fornecedores de tecidos, aviamentos e produtos de moda será encurtado, facilitando a estruturação do seu mix de parceiros.
Não quer dizer que você não possa recorrer a fornecedores estrangeiros. É possível que alguns produtos e matérias-primas não estejam disponíveis internamente. Nesse caso, no entanto, você deve estar bem atento à maior dificuldade de comunicação, prazos maiores para entrega, legislação tributária e aduaneira.
Importância do prazo, preço e qualidade
Ter estoque sempre atualizado é fator chave para o sucesso de um varejo de moda, que é um segmento em que as tendências vêm e vão muito rapidamente. A gestão do estoque em moda é extremamente complexa e dinâmica. Produtos com baixo giro, os chamados micos, acabam sendo vendidos descontados, reduzindo as margens.
É por isso que devemos adotar como um dos principais requisitos na escolha dos fornecedores a rapidez no atendimento aos pedidos, sem deixar de contemplar, obviamente, variáveis como qualidade, preço e condições de pagamento. Conciliar essas variáveis é um desafio.
Preços baixos não podem ser obtidos com perda da qualidade do produto, tampouco com uma logística ruim e consequentes atrasos nas entregas. Portanto, em última análise, prefira trabalhar com fornecedores que, mesmo cobrando mais caro, garantem uma entrega de alta qualidade.
Por que o relacionamento com fornecedores é tão importante
Enfim, vale a pena investir em parcerias com os melhores fornecedores, adquirindo, com o relacionamento prolongado, o direito a ter condições mais vantajosas nos pedidos. Na medida, inclusive, em que se estreitam os relacionamentos, estreitam-se, também, os compromissos e a lealdade. Criar uma rede de confiança é fundamental para que você tenha sempre seu estoque atualizado de acordo com o planejado.
É prudente, inclusive, ter um mix variado de parceiros estratégicos e comerciais. Isso inclui fornecedores, confecções e modelistas. É preciso criar uma rede confiável de parcerias para que a sua cadeia de suprimentos se mantenha eficaz, gerando valor para o negócio e para seus clientes.
O que reforça a importância da proximidade. Nada como poder visitar as instalações dos fornecedores e demais parceiros estratégicos, não só como medida de controle e gestão de risco, como de estreitamento das relações.
Quais desses processos você sente mais dificuldade ou que está mais distante do ideal? Conte-me nos comentários abaixo ou nas minhas redes sociais!
Até a próxima!