Tempo de leitura: 5 minutos
Para quem tem um negócio de moda predominantemente básico é comum o questionamento sobre como se diferenciar no mercado da moda, sendo que muitos outros lojistas vendem os mesmos produtos. Imagine que você tem um negócio de revenda de moda e seus produtos são mais básicos, recorrentes, que vendem bem. Dessa forma, o seu negócio não tem muitas linhas fashion – você vende, em maioria, produtos básicos e acaba caindo em uma disputa de preços.

Quando se trata de produtos básicos, o cliente procura fazer uma pesquisa de preços, pois o produto que ele está querendo comprar é o mesmo para vários revendedores – tanto lojas físicas quanto lojas online. Por exemplo, em um negócio multimarcas de meias e cuecas (que são produtos mais básicos) você vende várias marcas que também são vendidas em outras lojas físicas e online. Assim, o cliente pode fazer uma pesquisa de preços e optar pela loja que lhe oferecer o menor preço, não levando muito em conta o serviço oferecido pela loja.
Saiba que, como revendedor, por mais que você tenha seu markup do atacado pro varejo, você terá concorrentes dispostos a sacrificar sua margem para conquistar suas vendas. Se você trabalha apenas com produtos básicos terá esse risco de perder vendas por guerra de preços, então, precisa encontrar uma forma de se diferenciar para o seu cliente.
Se Diferencie Através dos Produtos Complementares
Mesmo que o seu cliente esteja à procura de produtos mais básicos (ou de um produto específico), considere que ele pode se interessar por outros tipos de produtos. Mesmo o cliente mais básico pode estar interessado em certas tendências. Assim, você pode montar uma oferta de produtos mais interessantes para a sua loja, atraindo seu cliente para além do básico que ele já está procurando.
Para isso, você precisa estudar os gostos do seu cliente, entender qual tipo de produto fashion, diferenciado, com novas informações de moda, que ele pode estar procurando. Em um negócio multimarcas, você pode trabalhar a sua curadoria conhecendo os gostos do seu cliente, oferecendo o que você sabe que vai interessá-lo. Oferecer produtos diferenciados alinhado a um atendimento assertivo e competente é fundamental para conquistar a lealdade dos seus clientes, fazendo com que eles deem preferência para o seu negócio.
Continuando o exemplo anterior de moda íntima masculina básica, aqui estão algumas outras dicas para você se diferenciar da concorrência:
- Aposte em um pouco de estoque de cores especiais dos modelos best sellers (bons compradores com bons relacionamentos com fornecedores têm até abertura para solicitar cores exclusivas);
- Teste tamanhos especiais, que nem todo mundo trabalha;
- Expanda as opções possíveis trabalhando novas ideias com os próprios fornecedores, novas estampas, etc. Isso pode ser um diferencial na sua loja perante as demais lojas de multimarcas.
Se Diferencie Através do seu Serviço
Outra opção é investir no seu serviço, para que o seu cliente escolha ir até a sua loja, ainda que seja por um produto básico. É fundamental que seu cliente sempre encontre o produto que ele procura disponível em sua loja – para isso, vale lembrar a importância da competência na gestão do seu estoque. Mesmo que o cliente goste muito daquele produto, se ele sempre busca em sua loja e não encontra no tamanho ou cor que quer, ele dificilmente voltará. Mas se ele encontrar, sempre vai voltar. Faça uma boa gestão dos seus estoques para ter sempre esses produtos disponíveis, de forma que o cliente sempre tenha certeza que vai encontrar o que procura em sua loja.
Além disso, a concorrência online, por mais que tenha um produto mais barato, em geral cobra frete e não possui pronta entrega como uma loja física. Em questão de preço, o cliente pode acabar gastando o mesmo que gastaria em uma loja física, devido ao frete. Dessa forma, pode ser muito mais conveniente para o cliente ir até a sua loja e levar o produto na hora.
E se você é a loja online, não foque apenas no preço como diferencial. Mesmo no mundo digital, relacionamento ativo com clientes é a chave, e sem as limitações de expositores ou tamanho de loja física, invista em tamanhos difíceis de encontrar e excelente disponibilidade de grade e sortimento (cores e outras variantes do modelo) para se tornar um destino certeiro na mente dos clientes digitais.
Enfim, seja em relação ao produto ou ao serviço (ou ambos) você só irá descobrir o que precisa ser diferencial em seu negócio observando o seu cliente. Procure saber se seu cliente procura conforto na hora da compra, mais opções de tamanhos e cores, novos modelos, tendências, etc. Construa seu diferencial com base no perfil dos seus clientes e isso vai te colocar em uma posição de preferência, onde não será necessário brigar por preço!
Confira também esse conteúdo em vídeo.
Agora me conta: você trabalha com revenda de produtos básicos? Já pensou no seu diferencial? Deixe um comentário!
Quer aprender a ter os produtos certos, pelo preço correto, lucro e estoques bem planejados para bater as suas metas? Conheça os meus cursos aqui e vamos nos aprofundar junt@s!
Um super beijo e até a próxima!
Andressa Rando Favorito