Tempo de leitura: 6 minutos
Se você já me segue nos meus conteúdos no YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn, ou outras redes sociais já deve ter visto eu falar do #ProdutoIcônico – um termo que criei para me referir ao produto que é imediatamente identificado por ser da sua marca ou loja, amplamente reconhecido por consumidores, aquele produto que as pessoas veem e dizem: “É da (marca X), né?”. Como o iPhone da Apple, as camisetas brancas da Hering, a bolsa de logo da Louis Vuitton, e até em negócios de outros setores como a Nhá Benta da Koppenhagen, a casquinha do McDonald’s (que desdobrou até para quiosques exclusivos de venda só dos sorvetes), e até mesmo um aspecto do produto, como as estampas tropicais da Farm, o detalhe intrecciato de couro da Bottega Veneta.
É o carro-chefe de um negócio de moda, o que eu costumo dizer que é a galinha dos ovos de ouro de qualquer marca e por isso é tão importante desenvolver ou definir um ou vários produtos chave para o seu negócio se apropriar como vou explicar nesse post. Esse é o um produto que as pessoas saem de casa até a sua loja ou ponto de venda especificamente para comprar. Acho que já deu para sentir o poder e valor que um produto desse tem no seu negócio, certo? Agora eu te pergunto: Você tem o seu próprio #ProdutoIcônico? Ou tem algum que tem o potencial para virar um?

Produtos icônicos costumam ser produtos mais básicos, produtos que vendem muito e se tornaram queridinhos de consumidores de várias idades e perfis, pois tem o que chamamos em inglês de “broad appeal“: um amplo apelo – agrada desde jovens a clientes com mais idade, os que têm maior poder aquisitivo e também quem dispõe de menos recursos, e mais ainda: é um produto geralmente atemporal que mesmo com informação de moda transcende tendências e perdura muitas gerações. Com esse tipo de produto você sempre tem algo a oferecer, pois é um produto que atende diferentes perfis de pessoas.
Assim, ter um Produto Icônico (ou mais de um!) é fundamental para a visibilidade da sua marca ou negócio de moda. É a porta de entrada para a sua marca. Muitas pessoas que ainda não conhecem a sua marca a encontrarão através do seu Produto Icônico. É dessa forma que muitas pessoas acabam se tornando clientes das lojas, pois encontram não apenas o que estavam procurando, mas também encontram outros produtos que as agradam.
Mantenha estoques adequados e sempre bem abastecidos do seu Produto Icônico
Pense sobre qual (ou quais) produtos do seu negócio de moda são icônicos: produtos de qualidade, que as pessoas procuram com frequência, que atendem a vários públicos, etc. Ao identificar seu Produto Icônico procure gerir seu estoque com eficiência. Entenda que a expectativa do cliente quando vai ao seu negócio é de encontrar esse produto. Eu costumava dizer em reuniões de Conselho e Diretoria, para explicar porque o abastecimento desse produto era tão importante, que era como ir na padaria e não ter pão francês ou pão de queijo!
Muitas pessoas não veem a atividade de ir às compras como um hobby, por isso, precisam encontrar o que procuram. Além disso, na esmagadora maioria das vezes, a primeira compra de um cliente em grandes marcas tende a ser do #ProdutoIcônico – é muito raro, por exemplo, a primeira bolsa da Louis Vuitton de alguém não ser da linha icônica de logos marrom e caramelo. Se a compra for bem sucedida e o produto superar as expectativas do cliente, é altamente provável que esse cliente volte para conhecer os produtos mais diferenciados ou busque adquirir variantes daquela linha: a carteira, o chaveiro, a necessaire, etc.

Mas para atender a essas expectativas dos clientes, você precisa ter uma boa gestão de estoques. Pense nas grandes marcas com seus produtos icônicos: essas marcas precisam ter estoques dos seus produtos, caso contrário, as pessoas buscarão aquele produto específico e não encontrarão, e isso é um dos maiores tiros no pé de uma marca. Há estudos que concluíram que se o cliente entra mais de 3 vezes em uma loja e não encontra o que procurava, elimina da mente essa marca como opção potencial de compras futuras e tende a não retornar mais nesse negócio. Da mesma forma acontece em seu negócio de moda: ao identificar qual é o seu Produto Icônico, busque fazer uma excelente gestão de estoque desse produto, para que seus clientes encontrem o que procuram e fiquem satisfeitos.
Além disso, identifique qual é o elemento do seu Produto Icônico que o diferencia dos produtos dos concorrentes, que faz com que as pessoas cheguem até o seu negócio ou marca de moda à procura dele. Garanta que você tem um produto que as pessoas gostam, então, invista no estoque desse produto, invista em melhorá-lo e deixá-lo excelente. Veja se há alguma melhoria que pode ser feita nesse produto. Garanta que seu produto tenha qualidade, vista bem, e tenha disponibilidade de tamanhos.
Aproveite a visibilidade do Produto Icônico do seu negócio
Quando se pensa em fazer uma campanha de marketing, é necessário que se tenha um bom estoque. Fazer uma campanha de um produto com pouco estoque, por melhor que seja o produto, levará clientes para a sua marca, mas sem estoque não tem venda, e todo o investimento na campanha acaba indo pelo ralo. Uma dica é usar seu Produto Icônico em suas campanhas de marketing, atraindo assim os clientes para um produto que você terá sempre para oferecer.
Um Produto Icônico não precisa ser o mesmo sempre. Em muitas marcas, o Produto Icônico varia ano após ano. Saiba que, ainda que seja necessário elaborar novos produtos, você pode utilizar das características do seu Produto Icônico para produzir os novos produtos nas novas temporadas, mantendo certo padrão. Identifique os elementos que compõem seu Produto Icônico, o preço esperado e, ainda que varie alguns ingredientes, mantenha os elementos principais que fazem parte da sua fórmula de sucesso.
Agora que está mais clara a importância do Produto Icônico, aproveite e aplique ao seu negócio. Esse tipo de produto pode gerar um grande retorno para o seu negócio de venda de moda.
Confira também esse conteúdo nos vídeos: Parte 1 e Parte 2.
Já identificou qual é o Produto Icônico do seu negócio? Conta pra mim!
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito