Tempo de leitura: 2 minutos
Em 2003, quando eu estudava na London College of Fashion, o Tom Ford deu uma palestra ao vivo para os alunos – e eu já era muito fã dele! Foi uma época em que o Tom Ford estava na Gucci e a Stella McCartney estava saindo da Chloé para começar sua própria marca. Ambos estavam em uma época de ouro.
A maior parte da entrevista girou em torno de uma propaganda de marketing que a Gucci havia feito. A campanha tinha uma foto de um homem depilando os pelos pubianos de uma mulher, desenhando a logomarca da Gucci. Foi uma campanha muito escandalosa e que coincidiu com um ano que a Gucci fez um grande resultado de vendas e lucro.
Em um certo ponto da palestra, Tom Ford disse que tinha algo muito importante para dizer a todos os alunos, futuros profissionais de moda. Ele disse que nenhum marketing de moda pode fazer com que uma marca realmente venda, de forma estabelecida e no longo prazo. Disse que o papel dele, como designer, é fazer bons produtos. Se os produtos que ele desenvolveu naquele ano não fossem bons, nenhuma campanha de marketing conseguiria ter alcançado aqueles resultados de vendas. Nenhuma campanha de marketing é tão forte quanto uma linha de produtos forte com boa aceitação do público.
Seus produtos fazem suas vendas
Isso me marcou muito, pois vejo muitas marcas se preocuparem muito com a divulgação. No mercado da moda a divulgação é sim um ponto muito importante, mas de quê adianta divulgar sua marca se quando seu cliente vai até sua loja ele não encontra o que procura? Se ele não se encanta com seus produtos ou não encontra algo que goste no tamanho dele?
Como eu sempre digo: seus produtos é que irão fazer a sua venda. O marketing é muito importante, mas antes de divulgar sua marca é preciso ter uma linha de produtos que seja forte, de forma que os seus clientes entrem em sua loja e consigam encontrar tudo o que procuram, se encantem por seus produtos.
Tom Ford e Stella McCartney foram grandes precursores nessa época. Foi um período em que as semanas de moda tinham um padrão muito artístico, e os desfiles eram verdadeiras exposições de arte. Mas as pessoas reclamavam que aquelas não eram roupas para sair na rua, ou roupas para o dia-a-dia. Então, Tom Ford e Stella McCartney se destacaram fazendo roupas comerciais, que as pessoas podiam usar. E isso nunca os impediu de introduzir inovação, tendências e bom gosto – tudo o que os clientes esperam de um bom produto de moda.
Veja também esse vídeo em que conto o que aprendi com Tom Ford!
Quer aprender a ter os produtos certos, pelo preço correto, lucro e estoques bem planejados para bater as suas metas? Conheça os meus cursos aqui e vamos nos aprofundar junt@s!
Gostou? Conta pra mim!
Um super beijo e até a próxima!
Andressa Rando Favorito