Tempo de leitura: 5 minutos
Recentemente ouvi de um colega, co-fundador do maior brechó online do Brasil, o Troc www.troc.com.br (veja a minha entrevista mostrando tudo por lá clicando aqui), que durante o seu período de estudos de empreendedorismo no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos EUA, esse debate se tornou relevante. O que é mais importante para um negócio (de moda ou não) ter sucesso?
Muitos consideram a inovação, o fit no mercado, o preço, o tamanho do investimento… Eu particularmente acredito muito nos produtos… E o interessante é que concluíram que na verdade o principal elemento é o timing (leia-se “taiming”, que quer dizer em inglês o momento certo de algo).
Essa descoberta me fez refletir sobre o que eu sempre considerei ser de fato um pilar essencial em qualquer negócio de moda: o momento certo de lançar os produtos faz toda a diferença no sucesso das vendas e lucro de uma loja ou marca de moda. O planejamento antecipado das propostas comerciais do ano e o acompanhamento acirradíssimo das datas e dos entregáveis de uma coleção para garantir as entregas pontuais e o estoque correto no momento certo para atingir o seu máximo potencial comercial.
O produto certo, porém no momento certo
Vamos considerar alguns cenários: no momento em que publico esse post, praticamente virada de ano novo, fiz um post grande nos Stories da minha conta do Instagram (se você não me segue por lá aproveita, clica aqui!) sobre a grande oportunidade de fechar Dezembro, tradicionalmente o mês de maiores vendas no ano de um negócio de moda, com um último super pico de vendas depois do Natal: looks brancos e de Réveillon, e calcinhas nas cores tradicionais que são um presente feminino ideal de Natal, amigo secreto e para a noite de 31 de Dezembro. Esse é um produto totalmente temporal, que em alguns casos inclusive tem o ano escrito na embalagem ou no próprio produto. Enquanto esse produto tem um alto valor percebido e demanda em Dezembro, o seu valor cai drasticamente depois do dia 01 de Janeiro! O que era altamente lucrativo e fácil de vender, dias depois vira um “mico” dificílimo de desovar.
As lojas e marcas que tem uma oferta de produtos forte e bons estoques que atendem os desejos dos clientes nos períodos chave do ano se destacam significativamente nos seus resultados de vendas e lucro (pois essas vendas tendem a ser a preço cheio e com boa margem devido à demanda alta), enquanto que os que estão desfalcados não tem qualquer chance de uma venda saudável, pois só resta a eles tentar vender produtos irrelevantes para aquele momento do mercado, o que desvaloriza drasticamente a mercadoria (e sem estoque não há venda, lembra?).
Planeje com antecedência
Perceber durante a semana em questão que você está fraco de estoque é totalmente desesperador, pois aí você não consegue abastecer o seu negócio de moda imediatamente com a grade e produtos que estão em alta (pois os seus concorrentes já compraram a grande maioria dos bons estoques produzidos e disponíveis) e vai assistir amargamente clientes entrarem na sua loja ou marca (uma oportunidade que nunca devemos perder de converter em vendas) buscando produtos que você poderia estar oferecendo perfeitamente, e vê-los saírem de mãos vazias por não ter para vender o tipo de estoque que eles querem.
Por isso que o timing é tão importante quanto os outros elementos chave do negócio de moda, e para garantir a entrega pontual das suas coleções e estoques, e o abastecimento adequado no momento certo do calendário comercial da moda, duas tarefas são mandatórias: planejamento e acompanhamento.
Planeje o seu ano ou semestre com todas as coleções (mesmo que de forma mais genérica e com visão “macro” do que essas coleções seriam) para ter uma oferta campeã em todos os meses com antecedência suficiente que lhe permita desenvolver, confeccionar ou comprar os seus estoques em tempo. Para isso, desenhe um cronograma de coleção organizado com base nos prazos dos seus fornecedores e da sua equipe.
Acompanhe semanalmente (ou até diariamente) todas as datas e os entregáveis para evitar atrasos que possam colocar em jogo entregas importantes que dependem daquelas datas para o seu sucesso comercial. Ao menor sinal de atraso, aja imediatamente com o follow-up, cobrando e administrando os desafios de percurso o quanto antes para evitar atrasar os próximos passos que dependem daquela entrega durante o desenvolvimento ou compra dos produtos.
Para se aprofundar nesse tema, separei dois vídeos meus do YouTube para te ajudar:
COMO ORGANIZAR O SEU CALENDÁRIO DE ESTOQUE E VENDAS
PLANEJAMENTO DE VENDAS DA COLEÇÃO
Confira também esse TED Talk com Bill Gross, indicação do meu colega Henrique Domakoski do Troc (www.troc.com.br) sobre a importância do timing e porque esse é a razão principal pela qual start-ups obtêm sucesso: Bill Gross TED2015 – A Maior Razão Pela Qual Start-Ups Obtêm Sucesso
E se você quiser levar o seu planejamento e gestão de datas, fornecedores e estoques a um nível altamente profissional, confira aqui os meus cursos onde eu te acompanharei nessa jornada, e vamos juntos porque #TáNaModaFazerOBrasilCrescer!
Suce$$o e até a próxima!
Andressa Rando Favorito