Como Escolher o Público-Alvo Ideal Para o Seu Negócio de Moda

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma dúvida comum de quem está iniciando um negócio de moda é sobre como escolher o público-alvo, o nicho do negócio. Definir esse público é muito importante, pois vai te ajudar a traçar uma estratégia clara para o seu negócio de moda. Ou seja, as decisões acerca de estoque, atendimento, apresentação do produto, etc, precisam passar por uma definição de público-alvo. Se você está aí tentando descobrir qual o melhor público para seu negócio de moda, vem comigo que vou dar algumas dicas nesse post!

Defina o seu público-alvo ideal e foque em oferecer soluções para esse público.

Escolha o público que você conhece mais

Quando iniciamos um negócio de moda, o primeiro ponto que precisamos entender é pra quem a gente vai vender, quem vai ser nosso cliente. Talvez você já esteja trabalhando com algum público e percebeu uma oportunidade de vender para outro, e então enfrenta a dúvida de manter seu público-alvo atual ou abrir para esse novo público. A minha recomendação quando se tem algumas opções de público-alvo é: escolha o público que você conhece mais ou o que claramente está te remunerando melhor (maior margem, giro mais rápido, maior demanda).

Pense sobre qual nicho de mercado você domina mais. Para vender com assertividade, precisamos conhecer intimamente os nossos clientes, saber tudo o que eles precisam. Normalmente o nicho que te trará mais resultado nada mais é que aquele que você domina mais – veja esse vídeo que gravei sobre isso. É fundamental entender o estilo de vida dos nossos clientes para oferecer soluções mais assertivas para eles – assista também a esse outro vídeo sobre o estilo de vida do cliente.

Se você tem algumas possibilidades de público, eu sugiro que você considere quais dessas opções de públicos você realmente domina e entende intimamente a vida desses clientes. Quando você tem esse conhecimento, consegue entregar produtos de melhor qualidade, identificar inovações que vão de fato ser relevantes para aquele mercado, e percebe outras opções que o seu público não vai se interessar, que não vai fazer a menor diferença no seu negócio. Isso já vai eliminar muito trabalho de teste, pois quando você conhece melhor o seu cliente você escolhe produtos com muito mais assertividade e consegue atender seu cliente muito melhor.

Foque no público ideal

Outro ponto muito importante é evitar a tentativa de alcançar muitos públicos. Muitos negócios ficam inseguros em eliminar alguns tipos de produtos ou algumas categorias que pertencem a outro mercado, outro nicho. É o que normalmente eu chamo de “síndrome do ‘ser muitas coisas para muitas pessoas'” e acabar não sendo expressivo ou relevante para ninguém. E assim acabam utilizando um espaço valioso do negócio (físico e de tempo) para oferecer um produto que não faz parte do nicho do negócio.

Esse tipo de situação precisa ser evitada. Porque toda a comunicação, a solução, a forma como aquele produto será apresentado, tudo isso vai demandar energia. E quando você “pulveriza” essa energia em vários tipos de produto, categorias e clientes, você não consegue fazer nenhum deles bem feito. E principalmente hoje em dia, com as redes sociais e todas as outras formas digitais que utilizamos para atrair nosso público, quanto mais bem nichado, certeiro e intencional nesses meios, mais resultados a gente consegue alcançar. Então é muito importante que você tenha essa definição e elimine o que não faz sentido para o seu negócio.

E antes que você se sinta inseguro em eliminar todas essas coisinhas que você tem, porque às vezes alguém compra, eu sugiro que você considere todo o dinheiro que é investido em um “pouquinho de estoque” de um produto ou outro. Também considere o espaço que esses produtos ocupam na sua loja ou e-commerce (no e-commerce o espaço de página, os gastos com fotografia, etc). Pense em todo esse orçamento e esforços gastos com pequenos nichos que talvez não te deem muito retorno. Pense em como seria se tudo isso fosse utilizado em reposição de estoque, numa disponibilidade melhor dos produtos realmente valiosos e que te dão mais retorno, num serviço melhor e em algumas outras iniciativas que você não conseguiu fazer porque talvez esteja investindo em produtos que o seu negócio nem vai ser reconhecido por eles.

Avalie o seu negócio e descubra seu público ideal

Eu te convido a ter coragem e avaliar todos os mercados que você está trabalhando. Todos os tipos de público que você pode atender e também os que não te interessam. Faça uma avaliação do que está dando mais retorno sobre o estoque que você está comprando. Descubra para qual categoria você tem mais retorno para cada real investido em estoque, pois é nessa categoria que você deve investir. Inclusive, deve investir o dinheiro que você está sendo gasto em categorias que te dão pouco retorno.

Não tenha medo de focar em um público que você domina, que você serve bem, que consegue oferecer inovações. Um público que você consegue atender de todas as formas e que realmente elimina a concorrência naquele mercado. É muito melhor do que ser um pouquinho menos excelente no seu trabalho, na sua loja, no seu atendimento com muitos mercados que, no fim, acaba não sendo o melhor em nenhum deles.

E então, você já sabe qual é o seu público-alvo ideal? Conta pra mim!

Se preferir, confira o conteúdo do post nesse vídeo.

Um super beijo e até a próxima!

Andressa Rando Favorito