Tempo de leitura: 5 minutos
Algo que as pessoas me perguntam frequentemente é sobre como iniciar um negócio de revenda. Um erro muito comum é que algumas pessoas definem o produto que querem vender antes de analisar outros pontos importantes do negócio. Nesse post, vou apresentar um checklist do que você precisa definir antes de adquirir seus produtos e começar seu negócio de revenda.

1. Defina seu Público-alvo
Ao optar por ter um negócio de revenda de moda você terá várias opções de formato para o seu negócio. Você pode ter um negócio de multimarcas, em que faz uma seleção dos produtos que serão vendidos; pode revender levando malas de produtos na casa das pessoas; ou pode também revender pela internet.
Pense sobre qual será o seu público-alvo: moda feminina, masculina, infantil, para quais pessoas pretende vender, quais são os gostos desses seus possíveis clientes. Definir o seu público-alvo será fundamental na escolha de produtos para o seu negócio de revenda, pois você precisa corresponder às expectativas de produtos dos seus clientes.
2. Determine suas Faixas de Preço
Ao definir seu público-alvo, pense em quais faixas de preço você pretende trabalhar, depois, você irá escolher marcas que têm produtos disponíveis dentro da sua faixa de preço. Muitas marcas possuem uma variedade de produtos com diferentes faixas de preço. Você também pode escolher marcas com produtos mais caros, e selecionar apenas os produtos mais baratos dessa marca para incorporar no seu negócio, pois estes produtos podem ser acessíveis aos seus clientes e agregar valor ao seu negócio.
O revendedor é um buyer, que seleciona produtos de diversas marcas e repassa para os seus clientes. Você não estará produzindo, mas sim analisando tudo o que está disponível no mercado e selecionando as marcas e os produtos que estão de acordo com as preferências dos seus clientes.
3. Escolha seu Ponto de Venda
Você precisa definir como será o seu ponto de venda. Existem vários formatos de ponto de venda, como venda por Instagram, WhatsApp, site, ou mesmo loja física. Ao escolher o formato do seu negócio, planeje como vai ser: por exemplo, se é uma loja física qual será a localização? Se for e-commerce, qual plataforma irá utilizar? Pense e defina essas questões considerando também o seu público-alvo.
Além disso, é fundamental pensar no serviço. Não basta ter apenas o produto, é necessário ter um serviço que te diferencie dos seus concorrentes. Lembre-se que quando se trabalha com revenda, muitos dos seus concorrentes podem trabalhar com os mesmos produtos que você, então, o que irá diferenciar o seu negócio no mercado, além da melhor seleção, curadoria e apresentação de produtos, será o seu serviço, a sua forma de atendimento. No e-commerce o serviço também é muito importante, a forma como você atende o seu cliente irá influenciá-lo a continuar comprando de você.
4. Selecione seus Produtos
Depois de definir tudo isso, você irá em busca dos produtos. Tenha em mente que seus produtos precisam estar alinhados ao que o seu cliente procura. Por isso, é tão importante definir o seu público-alvo, faixas de preço e formato da sua venda, pois você precisa corresponder ao que o cliente está buscando.
Nessa fase é hora de buscar os seus FORNECEDORES: as marcas ou atacadistas que vendem produtos alinhados com a sua estratégia, nas faixas de preço que você definiu, na melhor localização para a sua logística de compras e reabastecimento de estoques, enfim. Que cumpra com as variáveis importantes para ter sucesso no seu negócio de moda de revenda, que essencialmente é fazer essa curadoria de produtos e levá-la para um ponto de venda acessível e adequado ao seu público-alvo.
Nesse processo de buscar as marcas e selecionar produtos uma dica que tenho é: apresente o seu negócio para as marcas de forma profissional. Estruture a sua proposta de revenda, como será o seu serviço, como e onde será sua loja – faça isso ainda que de forma simples e apresente para as marcas. Saiba que algumas marcas não vendem para qualquer pessoa. Ao se apresentar, você será mais bem atendido e poderá conseguir benefícios se a marca entender que seu negócio está alinhado aos valores dela.
5. Divulgação
Como revendedor, você também trabalhará com as campanhas de divulgação da marca. Quanto mais profissional você for com a marca, mais próximo estará dela e, assim, pode se beneficiar dessa parceria. Você poderá utilizar as campanhas da marca e divulgar em sua loja, para que os clientes vejam as propostas de valor das marcas que você utiliza.
Então, ao iniciar seu negócio de revenda de moda, faça o checklist avaliando cada ponto do seu negócio. Busque sempre profissionalizar o seu negócio de moda para se destacar em um mercado que está cada dia mais competitivo e desafiador e só os negócios bem estruturados sobreviverão.
Quer avançar, aprender como garantir vendas com os produtos certos, com lucro e estoques bem planejados para bater as suas metas? Conheça os meus cursos aqui e vamos nos aprofundar junt@s!
E você, está pensando em iniciar um negócio de revenda de produtos de moda? Conta pra mim!
Confira também esse vídeo.
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito