Vendas de Moda no Dia das Mães em Tempos de Corona-Vírus

Tempo de leitura: 6 minutos

Um tema que recentemente me pediram muito é sobre como se preparar para ter o seu melhor Dia das Mães. Para começar, tenha em mente o calendário de moda que existe no Brasil. Você pode saber mais sobre o calendário de moda nesse vídeo. De forma resumida, nós temos o primeiro e o segundo semestre, sendo o segundo com um peso muito grande das vendas de Natal, Black Friday, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Mas no primeiro semestre aqui no Brasil brincamos que o ano só começa depois do Carnaval, então, leva um tempo para engrenar as vendas nesse início de temporada.

E quando pensamos esse início de temporada, a primeira e principal data – depois da mudança oficial de coleção que geralmente acontece em março, com as mudanças de clima e que as pessoas realmente querem comprar roupas novas – é o Dia das Mães, que aquece não só a moda feminina, mas o varejo como um todo. E nesse ano de 2020, tempos de corona-vírus, quarentena e isolamento social, como vai ser essa data?

Nesse Dia das Mães, a maior tendência será o cuidado com as nossas mães.

Em primeiro lugar, o cuidado com as mães

Aqui no Brasil o isolamento social iniciou em março. Agora, em maio, ainda estamos em situação de isolamento social e os demais cuidados. E quando a gente fala em Dia das Mães, embora nem todas as mães sejam idosas, nós instintivamente pensamos nelas, então a maior tendência que teremos nesse ano será o cuidado com as nossas mães.

Se pensarmos em mães mais idosas, avós, sogras, mães de coração, etc., existem algumas categorias de produtos que tendem a vender muito melhor. Por exemplo, a linha noite (pijamas, chinelos, etc), linha casa (aquele produto mais fofo e confortável). Mas, de um modo geral, a moda feminina figura nos top 3 mais pensados das pessoas para presentearem suas mães, junto com joias, relógios, flores, chocolates, etc. A moda, tanto o vestuário, como calçados e cosméticos, são os principais presentes, são top of mind nessa fase.

Assim, o que a gente deve pensar é em quais soluções nós podemos levar para o nosso consumidor final. E o que seriam essas soluções, principalmente em 2020, onde os filhos não vão sair às compras com as suas mães? Observe que vai haver uma preocupação se o produto vai servir na mãe, se vai dar certo, etc. Vai acontecer muita venda online, muita venda remota em que a pessoa enviará o presente para a sua mãe e não poderá estar lá com ela. As pessoas terão certo receio em dar um presente que não sirva ou não seja confortável.

Selecione produtos fáceis de usar e em várias faixas de preço

Então foque em mostrar como artigos presenteáveis produtos realmente fáceis de usar. Como blusas mais soltas e confortáveis, produtos versáteis, tenha cuidado com alfaiataria e produtos mais difíceis de experimentar. Em geral, nós temos muito sucesso com produtos de tamanho único, tricôs (uma categoria bem forte no dia das mães), acessórios, brincos, colares, etc. Já os anéis têm o problema do tamanho, de a mãe não estar junto para experimentar e acabar não servindo nela.

Esse vai ser o ano da comunicação remota e você precisa atender os seus clientes dessa forma. Faça vídeos mostrando como seu produto funciona, como ele é vestido, mostre esse produto em vários tipos de mulheres, de várias faixas etárias e, se for o caso, as faixas de preço também. Esse é um ano onde estamos sofrendo também uma recessão econômica, então é importante que você ofereça várias faixas de preços. Confira aqui o meu vídeo sobre faixas de preço.

Tenha um produto bem especial que você colocou no seu sortimento como um produto campeão no Dia das Mães. Faça uma seleção, tanto na sua compra quanto no desenvolvimento dos seus produtos (se você tem marca própria) com várias faixas de preços. Você pode ter produtos mais baratos, não de má qualidade, mas economicamente eficientes. E tenha produtos também mais especiais, para alguém que deseja demonstrar seu carinho com algo mais caro. Ou seja, tenha várias faixas de preço e mostre várias soluções dentro daquelas faixas de preço.

A moda das máscaras

Outra solução que é uma grande tendência não só para o Dia das Mães, mas para 2020 como um todo, são as máscaras. Eu tenho visto várias marcas fazendo conjuntos, fazendo a máscara combinando com a blusa, etc. Esse é um momento de muita preocupação com a saúde dos nossos pais, isso é mais importante do que nunca. E é provável que a gente veja isso se repetir em agosto, no Dia dos Pais.

E não se esqueça que as mães são de todas as idades e tamanhos. Se você trabalha com moda feminina mais jovem, não se esqueça que tem mães muito jovens também, e o que elas querem nesse momento difícil? A maioria delas está com os filhos em casa, exercendo várias funções. Então qual vai ser a forma dos filhos e maridos presentearem essas mães? Considere na sua oferta de moda o que você tem de soluções, foque na autoestima e comunique isso claramente.

Deixe as suas soluções bem claras

Outro ponto importante que ficou a desejar na Páscoa é: não presuma que as pessoas sabem que você faz entrega do que está vendendo. Nesse momento as pessoas estão muito inseguras, tanto em abordar as lojas para solicitar produtos, como na dúvida se a loja vai entregar, se o produto vai chegar em tempo para a data. Então torne isso claro, não se sinta acanhado de insistir para sua lista de transmissão, no seu WhatsApp, no Instagram, fale sobre isso. Comunique aos seus clientes quantos dias antes eles precisam se organizar para que os presentes cheguem até suas mães em dias comerciais de entrega – na sexta, sábado, ou segunda.

Torne tudo isso muito claro, que você faz entregas, até que dia está aceitando pedidos, o que você tem a venda, como vestem esses produtos e as faixas de preço. Coloque brindes, coloque álcool em gel em embalagens fofas, coloque máscara, enfim, tudo o que o momento demanda. Demonstre que você se importa com as necessidades tanto das pessoas que querem presentear suas mães, como o que as mães de todas as idades, locais e estilos de vida querem. Essa é a dica do Dia das Mães!

Confira esse conteúdo também nesse vídeo.

E você, qual está sendo a sua maior dificuldade para realizar vendas nesse período? Conta pra mim!

Um super abraço e feliz dia das mães!

Andressa Rando Favorito