Tempo de leitura: 4 minutos
O termo Revenge Shopping vem sendo usado nos relatórios de acompanhamento dos impactos da pandemia na indústria da moda, uma indústria baseada no consumo de produtos vinculados à autoestima, lazer, comunicação, inserção social, prazer e bem-estar. Do inglês, Revenge Shopping é literalmente “compra por vingança”, onde o ato de comprar algo que lhe traz alegria e prazer é uma compensação por um momento difícil, ou privação, ou baixa autoestima, ou falta de interação social – sentimentos e desafios tão latentes com o isolamento que o Corona Vírus Covid-19 trouxe para a moda e o mercado como um todo.

A Terapia das Compras
A pós-pandemia pode levar muitas pessoas às compras em busca dessa terapia. Quem não se lembra dos termos “Retail Therapy”, terapia de ir às compras, e as memes e piadas que “estava triste, aí comprei uma blusinha e me animei”? Você já se questionou quanto a isso? O que você entrega de verdade quando vende um artigo de moda, uma roupa, calçado ou acessório?
Um momento social de conversa e mini terapia com um(a) vendedor(a) explicando o que quer/precisa/gosta. Ser compreendido e ser mostrado um produto que te encanta, te traz alegria e brilho nos olhos, que você quer ter, quer vestir e sentir os elogios das pessoas, a conversa que isso gera, a diversão de combinar peças e cores, mensagens, estilos, como se fantasiar para brincar ou montar quebra-cabeças quando éramos crianças.
Novas Tendências de Consumo
A pandemia têm gerado mudanças no comportamento das pessoas e isso pode se refletir na moda também. Por exemplo, o conforto das compras online. Embora muitas pessoas gostem de compras e queiram ir às lojas para essa “terapia”, muitas outras não farão questão disso, preferindo as compras online. Cabe a nós oferecer a mesma atenção e cuidado a esse cliente remoto.
Uma tendência observada em todo o mundo com a situação da pandemia é que as pessoas têm dado preferência às compras em marcas e lojas que elas já conhecem, onde já estão habituadas a comprar. O serviço de qualidade para esses clientes é fundamental para que eles continuem dando preferência à sua marca, mesmo após o fim do isolamento social.
Outra situação que pode ocorrer com algumas pessoas é a reflexão sobre o que é realmente necessário. A situação de incerteza gerada nesse momento de pandemia incentivará muitas pessoas a praticarem o consumo consciente. Nesse caso, é importante pensar em quais valores a sua marca e o seu produto oferecem para os seus clientes.
Dicas para esse novo cenário
À medida que o comércio reabre lentamente, há especulações de um boom em compras para aliviar o sentimento de privação do momento. Mas em contrapartida, o encolhimento da renda e recessão econômicas impactarão nas possibilidades de excesso, como o mercado Chinês já está reportando, com grandes shoppings abertos e filas de clientes para comprar, porém com mais contenção.
Nesse novo cenário as palavras-chave serão:
- Faixas de preço bem estruturadas. Ofereça algo para todos os bolsos, não só produtos mais baratos para viabilizar esse prazer, mas os mais caros e especiais para quem ainda pode e realmente quer se dar esse produto;
- Relacionamento ultra intensificado. Acima de tudo as pessoas querem comprar de pessoas e não de marcas. Acolhimento, comunicação empática e uma boa “terapia de compras”: sua loja será uma alternativa ao divã, prepare-se para isso com o coração;
- Ajuste todo o processo de compras e cadeia de fornecedores para se adequar a esse novo momento. Mais do que nunca, não há mais margem para compra ou confecção de estoques sem propósito ou planejamento e que se tornam obsoletos. Invista na profissionalização dos seus processos.
A moda já estava mudando rapidamente, e o processo só se acelerou diante desse momento histórico que estamos vivendo. Mais serviço, menos produto. Mais consciência no desenvolvimento e compra dos produtos, mais propósito nas nossas escolhas de fornecedores e marcas para consumir.
Como o seu negócio de moda se enquadra ou está se adaptando a isso? Conta pra mim!
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito