Tempo de leitura: 4 minutos
Muitas pessoas que já estão ou pretendem ingressar no mercado da moda me perguntam: vale a pena ou não ter a marca própria de moda? Para quem já é revendedor de outras marcas, vale a pena começar a confeccionar os próprios produtos? Vem comigo que vou apresentar algumas vantagens e desvantagens de ter a própria marca nesse post!

(Foto de Negocios creado por pressfoto – www.freepik.es)
Existem dois cenários comuns quando se fala em ter a marca própria. Alguns lojistas começam revendendo de outras marcas e, a partir dos resultados de suas vendas, identificam as oportunidades de ter a própria marca. Outros já começam com a própria marca, pois identificaram algum nicho do mercado e possuem estilo próprio, logo, decidem produzir.
Neste segundo caso, possuem lojas próprias que vendem seus produtos próprios, mas podem sentir falta de alguns produtos (que não querem desenvolver) e, então, consideram trazer marcas de terceiros para o negócio. De uma forma ou de outra, ter a sua marca própria de moda implica em vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.
Vantagens de ter marca própria
Controle sobre o desenvolvimento do produto: muitas vezes, quando se está indo bem no negócio de multimarcas, chega-se ao ponto em que você deseja oferecer produtos que seus fornecedores não oferecem. Pode ser que você observe características que vendem na sua loja, como determinadas cores, tamanhos e modelagens, mas que seus fornecedores não fabricam ou deixaram de fabricar, embora na sua loja seja um produto campeão. Ou seja, você percebe oportunidades de vendas no seu negócio de moda, mas não consegue aproveitá-las porque a marca não fornece o que você precisa.
Possibilidade de maiores lucros: outra vantagem de quem tem marca própria é a possibilidade de lucrar mais. Quem compra no atacado para revender no varejo tem uma margem de lucro um pouco menor. Já quem produz e vende os próprios produtos também capitaliza no lucro intermediário, isto é, no lucro sobre a confecção e venda no atacado.
Desvantagens de ter marca própria
Desenvolvimento do produto: desenvolver um produto é um trabalho que demanda uma equipe especializada. Embora muitas pessoas possuam talento criativo na elaboração dos seus produtos, a medida que o negócio cresce é fundamental profissionalizar os processos. Tenha em mente que você enfrentará problemas de qualidade e falta de profissionalismo na parte técnica do produto. Para desenvolver seus próprios produtos é necessário ter uma equipe de estilo, modelista e equipe de compras, ou seja, isso implicará novos custos.
Aumento dos custos: em essência, a marca própria gera mais lucros, contudo, também gera mais custos. Toda a equipe necessária para a produção irá gerar novos custos. Mas lembre-se que você terá custos fixos para desenvolver o seu produto e a receita será variável. Se a produção for feita com competência, a receita tende a ser maior, pois se consegue escalar a venda (vende-se um volume alto de produção). Ou seja, quanto mais se vende do produto que teve um custo fixo para ser produzido, mais se dilui o custo desse produto.
Custo do produto: lembre-se que uma marca que vende no atacado possui um menor custo do produto, pois produz em grande escala. Se o seu caso for produzir apenas para a sua loja, seu custo por produto será maior, pois o volume de produção é menor. A sugestão é que sempre negocie com o fornecedor entendendo qual é o custo para o volume pequeno que se está comprando, pois caso você pretenda abrir mais lojas e aumentar o volume de produção, ainda que a produção para apenas uma loja não dê lucros, quando aumentar sua quantidade de lojas alcançará maiores lucros.
Resumindo
Decidir ter a própria marca envolve um longo trabalho, para se chegar num custo adequado e, assim, ver as vantagens acontecerem. Então, antes de partir para o desenvolvimento de produtos é bom avaliar se é possível fazê-lo, se é algo vantajoso para o seu negócio de moda.
Veja mais sobre o assunto nesse vídeo.
Conheça também os meus cursos em que posso te ajudar a levar seu projeto, marca ou loja para um nível altamente profissional e lucrativo!
E você, já pensou em ter a sua marca própria? Espero que esse post te ajude a se decidir! Conta pra mim!
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito