GUIA DE CARREIRAS DE MODA: Como Trabalhar com Moda (Muito Além do Estilismo!)

Tempo de leitura: 9 minutos

Você já pensou em trabalhar com moda, mas não sabe qual carreira seguir? Já tem uma profissão e acha que não se encaixa no mercado da moda? Saiba que as carreiras de moda vão muito (muito mesmo) além do estilismo! Aqui no Brasil a indústria de moda é muito completa, vai desde a plantação de fibras, tecelagem, matérias-primas, aviamentos, tinturaria, confecção, varejo, etc. Ou seja, as oportunidades são super vastas.

Para estudar moda aqui no Brasil existe uma gama de cursos técnicos, cursos profissionalizantes e graduações (inclusive em universidades federais). Esses cursos de design de moda possuem o conteúdo de estilismo e design do produto, que são conhecimentos importantes para quem deseja atuar no mercado da moda. Apesar disso, poucas pessoas que se formam em design de moda se tornam, de fato, estilistas. Então, mesmo que você seja formado em outra profissão, pode sim ingressar no mercado da moda! Vou apresentar aqui algumas opções para a sua carreira.

A indústria da moda tem espaço para diversas profissões.

Estilista/Designer de Moda

O Estilista é o profissional treinado para participar de todo o processo criativo do produto. Sabe desenvolver não apenas o desenho criativo, mas também o desenho técnico (aonde vão as costuras, os bolsos, as etiquetas, quais são os padrões de tamanhos, etc.). Ele prepara o desenho das peças e envia para uma fábrica ou confecção transformá-lo em uma peça. Então passa para a próxima fase de desenvolvimento do produto.

Modelista

O Modelista é o profissional responsável por ler o desenho do Estilista e cortar o tecido, sempre otimizando a utilização do tecido. Embora existam novas tecnologias de corte e modelagem nas máquinas, o Modelista precisa manter o talento de cortar uma peça a mão. É um profissional demandado para trabalhar em fábricas ou ateliês de pilotagem de grandes marcas: ainda que seja para produzir um grande volume de peças, é necessário ter uma peça piloto, feita pelo Modelista.

É uma área muito técnica e com salários muito atrativos, pois bons Modelistas estão cada vez mais escassos e um grande problema enfrentado por muitas marcas é a dificuldade de encontrar um bom Modelista. Apesar de não ser uma área muito procurada por quem deseja se tornar um profissional da moda, é um dos profissionais mais procurados, uma carreira em que as pessoas raramente ficam sem emprego.

Designer Gráfico

Muitos Designers Gráficos migram para o mercado da moda. Esses profissionais podem trabalhar no branding, que é a comunicação da marca, as etiquetas e estampas. Geralmente é um trabalho de freelancer, mas muito demandado. Muitas marcas contratam o Designer para fazer estampas exclusivas para suas coleções.

Outra opção para o Designer Gráfico é se especializar em estampas com repetição, ou seja, elaborar estampas de forma que possam ser reproduzidas em cilindros ou outros tipos de máquinas, para estampar os tecidos. Se você é Designer Gráfico e está pensando em entrar no mercado da moda, pode começar fazendo alguns cursos, se especializar e descobrir as melhores formas de aplicar seu talento do design gráfico na moda.

Comprador de Moda

O Comprador de Moda (ou Fashion Buyer) é quem vai decidir o que vai para o ponto de venda. É o profissional que fará a seleção das melhores marcas ou dos melhores produtos dessas marcas, escolhe quais produtos serão comprados para serem colocados em loja, faz as negociações com os fornecedores e confere se preços e custos estão adequados ao orçamento. Ou seja, é o responsável por equilibrar a escolha de bons produtos mantendo um preço competitivo, o que vai afetar o lucro do negócio.

Essa área demanda pessoas com perfil comercial, habilidades de negociação e ótimo relacionamento. Também traz muitas viagens para conhecer marcas, ir a feiras de moda, etc. É uma das carreiras mais bem pagas na moda, pois está atrelada ao varejo – embora tenha muita pressão por resultados, traz bônus conforme a sua performance.

Eu mesma sou formada em Design de Moda, trabalhei alguns anos como Estilista de marcas na Europa e optei por migrar para a carreira de Buyer no grande varejo europeu, atraída pelo poder de tomar as decisões finais dos produtos que eram desenvolvidos, produzidos ou comprados, a adrenalina gostosa de acompanhar e bater metas de vendas, os relacionamentos com fornecedores no mundo todo, as viagens e principalmente os salários que eram muito mais atraentes que na posição de Estilista. Quando cheguei à liderança de grandes departamentos de compras e produtos, eu também era gestora da equipe de Estilo que reportava para Compras.

No Brasil esse formato é mais comum nos grandes magazines, mas mais e mais os grupos importantes de moda no Brasil estão reestruturando suas equipes assim, e as habilidades do Comprador de Moda definitivamente fazem a diferença entre fazer moda e ficar no prejuízo sem controle de custos ou planejamento de estoques, e ter um negócio sólido com alta performance!

Planner/Merchandiser

É o profissional responsável pelo planejamento, por isso, deve ter habilidades analíticas e numéricas. Essa é uma área para pessoas que têm uma experiência contábil, financeira ou econômica. É responsável por controlar todos os estoques, gestão de vendas, cálculos de custos, e verificar como estes custos estão se refletindo na situação financeira do negócio. Esse profissional irá trabalhar em conjunto com o Comprador – algumas vezes o Comprador é quem faz também essa função –, para fazer uma ponte entre o varejo e as pessoas que estão desenvolvendo o produto.

Marketing de Moda

O Marketing é responsável por tudo o que a marca representa. Trabalha muito próximo dos Estilistas e do Comprador, pois precisa ter conhecimento sobre tudo o que está entrando na loja. As atividades do profissional de marketing precisam estar alinhadas com as da equipe de Estilo, para garantir que a imagem da marca seja refletida nos produtos. Fotografia, propaganda, divulgação e promoção são outras carreiras que podem ser agregadas na área do marketing de moda.

Vitrinismo / Visual Merchandising (VM)

As lojas de varejo também possuem uma equipe de Vitrinismo. Esses profissionais são responsáveis pela distribuição dos produtos na loja, decoração da loja, onde alocar os produtos por categorias, etc. Trabalham junto às equipes de marketing, produto e varejo. A maioria dos profissionais dessa área tem formação em Arquitetura e se especializam em Arquitetura para Varejo. Essa carreira é muito dinâmica, pois as mudanças na apresentação de uma loja são constantes. Também traz muitas viagens, pois é preciso visitar as lojas.

Fotografia, Produção de Moda e Styling

Quem gosta de fotografia e quer entrar no mercado da moda, pode se especializar em fotografia de moda. Há muito trabalho nessa área. Já o Stylist é o profissional que irá montar os looks. É alguém que tem talento para montar vários looks de uma coleção e apresentar os produtos de forma muito atrativa. Em geral, essa é uma carreira de freelancer, que trabalha com várias marcas e também com revistas e blogs. Assim, tem oportunidades constantes, sempre buscando acessórios, peças, itens para produção e também trabalham em horários fora do regular: fotos muitas vezes varam madrugada afora ou começam muito cedo para clicar com o primeiro sol da manhã!

Vendedor/Gerente de Loja

O Vendedor de loja pode progredir em sua carreira na moda de diversas formas. Uma delas é o Vitrinismo ou VM, pois o vendedor já está habituado a organizar as seções da loja. Também pode partir para a área de gestão de vendas, se tornando Gerente de loja. O Gerente precisa ser alguém com energia, disponibilidade e facilidade em lidar com pessoas, pois estará liderando uma equipe de vendas na loja. O salário do Gerente é bem atrativo, mas com uma carga de trabalho igualmente pesada!

Representante de Marcas

O Representante de marcas é um profissional liberal que trabalha com várias marcas de atacado, levando seus produtos para o varejo. É o profissional que seleciona algumas marcas para apresentar aos lojistas de multimarcas, para que estes possam revendê-las. O Representante recebe uma comissão sobre essas vendas. Trata-se de uma carreira de relacionamento, pois lida com negociações o tempo todo.

Confecção/Gestão de Produção

Essa é uma carreira muito importante para as fábricas. Envolve a produção, confecção, modelagem, corte e gestão de produção. Nessa área é essencial uma boa gestão do tempo e eficiência na produção. É uma área muito técnica e com muita empregabilidade.

Também se encaixam nessa área os Engenheiros Químicos e Mecânicos, que trabalham com manutenção e desenvolvimento do maquinário da indústria da moda, e da tecnologia têxtil, desenvolvendo novos tecidos, novas tecnologias e acabamentos.

Comércio Exterior

Quem possui formação em Comércio Exterior pode trabalhar com a importação e exportação de matérias-primas e também de produtos acabados. A indústria demanda determinados tecidos, aviamentos e outras matérias-primas que precisam ser importadas. Esse profissional é fundamental para essas demandas.

Jornalismo de Moda e Administração

Com a evolução da internet, blogs e sites, o Jornalismo de moda tem ganhado mais espaço. Já a Administração sempre foi necessária, pois toda marca é um negócio que precisa ser gerido, cuidando dos aspectos de resultados e também dos funcionários.

Enfim, existem muitas possibilidades para quem deseja trabalhar com moda! Você já pensou em trabalhar com moda? O texto te ajudou a achar uma direção? Conta pra mim!

Assista também a esse vídeo, em que explico de forma mais detalhada as carreiras da moda e conto um pouco também sobre a minha experiência na área!

Um super abraço e até a próxima!

Andressa Rando Favorito