Como Cortar Custos com Inovação: Vença a Concorrência e Nade no Oceano Azul

Tempo de leitura: 6 minutos

Nós vivemos em um mercado muito competitivo atualmente. Muitos de vocês me perguntam a respeito do preço, pois acreditam que para realizar mais vendas é necessário baixar os preços. Mas essa não é a única forma de realizar mais vendas no seu negócio de moda. Existem outros aspectos que podem tornar o seu negócio mais competitivo no mercado. Então, hoje vou explicar como baixar o preço sem cortar custos, utilizando a inovação.

Vou apresentar técnicas que você pode utilizar no seu negócio de moda pra baixar o seu custo, inovar e ganhar mais mercado. Essa é uma estratégia de inovação, que eu tirei de um livro best-seller que se chama “A Estratégia do Oceano Azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esse livro traz muitos insights que podem ser utilizados em nossos negócios de moda.

É possível ser mais competitivo no mercado sem cortar custos, utilizando a inovação.

A Estratégia do Oceano Azul

No mercado em que você está atuando é bem provável que tenha muitos concorrentes, você não consegue ter muita diferenciação, e todos “brigam” por uma fatia desse mercado que já está saturado. Aparentemente, a melhor solução para conquistar um espaço nesse mercado é baixando os preços, certo?

Essa situação de muitos concorrentes lutando em um mesmo mercado é como se imaginássemos um oceano, onde tem muitos peixões lutando por comida e todo aquele espaço fica sujo de sangue, sendo a estratégia do oceano vermelho – que é ruim, pois tem muita concorrência. Já na estratégia do oceano azul é como se tivesse poucas pessoas naquele mercado, como se o mercado fosse seu, e então você não precisa participar da disputa de preços, seu produto por si só já é competitivo, pois você tem um diferencial de mercado.

Você deve estar pensando “ok, mas como posso chegar na estratégia do oceano azul?” A resposta é: através da inovação. Essa não é uma estratégia sobre como fazer a gestão do seu negócio, mas sim sobre a sua criatividade ao analisar o mercado e perceber de que forma você pode atuar para suprir as carências e dores que existem nesse mercado. É observar as demandas dos clientes que ainda não foram supridas e pensar em soluções para essas necessidades.

Qual a sua diferenciação no mercado?

Muitos negócios de moda ainda estão operando no mesmo formato de 10, 20, 50 anos atrás do varejo, onde se tirássemos o nome da placa da loja ou da etiqueta, não haveria diferenciação entre um negócio e outro. Mas o segredo está na diferenciação. É isso que torna possível entrar no oceano azul e se afastar do oceano vermelho, e sem precisar baixar os preços para entrar na concorrência.

Se você pensar em todas as lojas varejistas, como acha que se diferencia nesse mercado? Se tirássemos o nome da placa da sua loja, ou das etiquetas dos seus produtos, ou do seu site, o seu consumidor conseguiria diferenciar seu negócio do seu concorrente? Essas questões são um primeiro passo para você refletir sobre o que pode fazer de diferenciação que realmente vai agregar valor para o seu cliente.

Tenha um diferencial de valor

Lembre-se de algo muito importante: o diferencial da sua marca precisa ser algo que o cliente reconhece. Muitos negócios de moda investem em algo que acreditam que é um diferencial, mas na verdade não é algo reconhecido ou valorizado pelos clientes. É preciso avaliar bem se o investimento em um diferencial realmente é algo único para o mercado, caso contrário, o investimento não terá sucesso.

Um exemplo disso é quando uma marca decide investir em estampas exclusivas. Quando estamos desenvolvendo um produto é natural ter o desejo de desenvolver uma estampa exclusiva, contudo, isso nem sempre faz diferença para os clientes. Se for o caso de não encontrar uma estampa adequada ao seu estilo, desenvolver uma estampa exclusiva pode ser algo que realmente vai agregar valor ao seu produto, pois será um diferencial. Mas se a estampa exclusiva não difere muito do que já tem no mercado, todo o investimento nisso deverá ser agregado no preço, tornando o produto bem mais caro e com um problema: o cliente pode não estar disposto a pagar mais caro só porque a estampa é exclusiva, ele pode estar interessado apenas em outros aspectos do produto.

Se diferencie em aspectos inesperados

Outro exemplo do livro que acho interessante compartilhar é sobre uma menina musicista, que tocava em uma orquestra em um país que sofria muito com guerras. No país dela pouco se investia em música e artes, e então não tinha músicos excelentes para que eles pudessem concorrer com grandes orquestras sinfônicas de outros países do mundo. Eles queriam fazer um projeto que trouxesse visibilidade para a orquestra do país, mas, em vez de focar em ter os melhores músicos, optaram por apresentar a orquestra sinfônica em um evento internacional em promoção da paz daquele e de outros países em guerra. Assim, aquela orquestra se tornou mundialmente conhecida e teve mais visibilidade do que talvez teria se apenas insistisse em ter melhores instrumentistas do que os outros países.

Isso também acontece nos negócios da moda: nós queremos os melhores tecidos, os melhores aviamentos, mas na verdade o melhor seria inovar na forma de apresentação daquele produto. Assim como aconteceu no exemplo da orquestra, vejo muitas marcas inovando no desenvolvimento do seu produto, até mesmo no acabamento, que não é algo que soa como uma perda para o cliente.

Você precisa desafiar todos os aspectos do seu negócio, considerando os pontos que pode abrir mão, sem que altere o valor do produto que você está vendendo ou do serviço que está prestando. Pense aonde você pode buscar inovação, o que tem no seu negócio que você pode abrir mão porque já não faz mais sentido para o mercado atual, quais são as novas necessidades que estão aparecendo e você poderá suprir com novas tecnologias ou simplesmente com a sua criatividade – seja na sua loja, na sua marca, na forma como você vende, enfim.

Pense sobre qual seria o seu Oceano Azul

Esses questionamentos são necessários para pensar nas melhorias que podem ser feitas no seu negócio. São sugestões para você pensar em como pode inovar e trazer um preço mais acessível para ganhar mais mercado sem precisar cortar na qualidade. Pense nas maneiras que você pode inovar e encontrar esse oceano azul!

E então, já está pensando em como se diferenciar no mercado? Conta pra mim!

Você pode conferir esse conteúdo nesse vídeo com mais alguns exemplos!

Também recomendo a leitura do livro (clique aqui para adquirir o livro na Amazon)!

Um super beijo e até a próxima!

Andressa Rando Favorito