Tempo de leitura: 3 minutos
Ao ingressarem no mercado da moda, muitas marcas e lojistas investem boa parte do seu capital em detalhes para a sua loja – como sacolas, branding, sites e outras perfumarias. O problema disso é que muitos desses lojistas sequer sabem se o negócio tem “pernas”, como costumo dizer, e acabam investindo muito em algo que nem sabem se vai se consolidar. No fim, acabam vendo todo esse investimento indo por água abaixo por falta de um planejamento correto dos estoques e vendas, margens de lucro mal dimensionadas e baixo ritmo de vendas.
O que é MVP?
O MVP (Minimum Viable Product) é um termo muito utilizado em startups e significa “mínimo produto viável”: é o produto ou negócio que você consegue desenvolver com o mínimo investimento possível para iniciar o seu negócio. Essa é uma ótima forma de testar a sua oferta: verificar como será a aceitação dos seus produtos no mercado da moda, se suas estratégias de vendas são mesmo eficazes, se seu ponto de venda vai proporcionar o fluxo esperado de clientes e se o preço do seu produto está adequado ao preço de mercado.
Após essa fase inicial em que o negócio vai passando por esse período de testes, é possível avaliar se esses pilares fundamentais estão bem estabelecidos – um produto que vende, com bom preço, ponto de venda adequado, etc. Assim, se o negócio tem “pernas” já se pode utilizar seu lucro e investir em outros aspectos de melhoria do negócio, para que cresça de forma mais estruturada e profissional. Além disso, o MVP fornece informações importantes sobre o seu negócio que, estando em pequena escala, pode ser modificado com mais facilidade.

Por exemplo, para testar um potencial ponto de venda não é necessário investir em uma loja inteira – contratando 1 ano de aluguel, placa personalizada, araras diferenciadas… Você pode, em vez disso, montar um móvel barato (como o da foto acima) e fazer parceria com uma loja já existente, que esteja de acordo com os valores da sua marca, colocando seu móvel com suas peças em um pequeno espaço da loja e oferecendo uma comissão sobre as vendas dos seus produtos em troca desse aluguel de espaço. Ou seja, você faz um móvel de baixo custo e utiliza para servir de display das suas peças, assim pode exercitar suas estratégias de vendas e testar a viabilidade do seu produto sem fazer grandes investimentos.
Dicas para Aplicar ao seu Negócio de Moda
- Ao optar por iniciar seu negócio de moda utilizando o MVP, aproveite esse período de testes para observar as melhorias que podem ser feitas nos seus produtos e no serviço de vendas;
- Esteja atento aos detalhes do seu negócio que podem ser deixados de lado em um primeiro momento, mas não comprometa a qualidade dos seus produtos. Estude bem o seu negócio e o seu produto para não cortar gastos essenciais, pois se o seu produto não for de qualidade não terá boa aceitação no mercado;
- Não pare! Se o seu negócio está se saindo bem de uma forma reduzida, faça planejamentos para reinvestir seu lucro de forma a fazê-lo crescer. Se você ainda não tem um ponto, pode começar a se planejar para isso, assim como para outros detalhes da sua marca que podem ser incrementados aos poucos, tornando a sua marca mais profissional ao mesmo tempo em que consolida seu negócio.
E você, como começou seu negócio de moda? Utilizou MVP e teve sucesso? Conta pra mim!
Um super abraço e até a próxima!
Andressa Rando Favorito