A Sua Marca ou Loja de Moda Realmente Tem Um Diferencial?

Tempo de leitura: 7 minutos

O mercado da moda está cada dia mais saturado e as pessoas estão refletindo mais sobre os motivos de comprarem roupas, o porquê de comprarem mais peças. E pensando nesse cenário de muitos produtos disponíveis no mercado, a grande questão é: por que o seu produto é especial? Por que as pessoas deveriam comprar da sua marca? Ter um diferencial é muito importante e é sobre isso que vamos falar nesse post.

As pessoas buscam cada vez mais por produtos que tenham diferencial no mercado.

Porque ter um diferencial é importante

Eu resolvi trazer esse assunto porque vários dos meus alunos do Moda de Sucesso, chegam ao ponto de precisar desse diferencial para avançar nos seus negócios de moda. Nas minhas turmas do Moda de Sucesso nós temos múltiplas centenas de marcas e lojistas de moda dos mais variados nichos: moda feminina, infantil, masculina, de luxo, popular, de joias, calçados, moda íntima, etc.

E muitas dessas marcas ou lojas focam em produtos mais básicos. Veja meu vídeo sobre como ser um revendedor relevante quando você vende produtos de terceiros que várias pessoas também vendem. Então, quando você está criando a sua própria marca ou idealizando uma loja que vende várias marcas de produtos atemporais, como camisas, alfaiatarias, ou produtos mais clássicos, como você vai se posicionar nesse mercado?

É muito importante pensar nessa questão da diferenciação. Na verdade, essa é uma grande tendência de moda que vem se intensificando nos últimos anos. Em 2020, com a pandemia do corona vírus e o comércio fechado, se tornou muito mais presente essa reflexão sobre o motivo de comprar moda e para onde vai o mercado da moda.

As pessoas realmente estão pensando em produtos que sejam mais duráveis, não somente na qualidade e durabilidade dos produtos, mas também sobre estilos que perduram várias temporadas. As pessoas estão cada vez menos preocupadas com as tendências do momento e cada vez mais interessadas no seu estilo pessoal, que seja realmente atemporal.

A tendência da busca por diferenciação

Mas mesmo nesse contexto a gente ainda vê várias marcas surgindo sem um diferencial, sem uma razão de ser no mercado. Uma razão de ser é realmente uma necessidade que os consumidores têm, algo que eles estão procurando e que não encontram. É razoável pensar se é possível os consumidores não encontrarem o que procuram em um mercado com tantos produtos de moda disponíveis. Mas sim, é possível. Isso ainda acontece porque apesar de a gente ter muitas marcas e lojas, a maioria não necessariamente foca na solução do cliente.

A grande maioria das marcas do Brasil e do mundo trabalha quase que no modo automático. Veem as tendências e fabricam peças no estilo da revolução industrial, jogando o produto no mercado e observando se vende ou não. E os consumidores estão respondendo a isso cada vez mais comprando de marcas um pouco mais exclusivas, mais diferenciadas. Isso se intensificou ainda mais através do Instagram e internet em geral. Onde marcas pequenas conseguem chegar às pessoas sem estar em uma rede de lojas ou shopping. Diferente dos anos 90 e começo dos anos 2000, quando havia grandes imperadores da moda e pouco espaço para os pequenos.

Como se diferenciar

Para falar sobre diferenciação e razão de estar no mercado, vou dar o exemplo de uma aluna minha. Ela tem uma marca de camisas femininas e a grande dificuldade era ter essa diferenciação. Então o que a gente trabalhou ali é que o mercado quer sim camisas especiais, diferenciadas, de boa qualidade. E mesmo que várias lojas tenham camisas brancas femininas, se você procurar na Zara ou na Dudalina vai encontrar variações de camisas brancas. E quem realmente usa a camisa com diferentes variações, tem dificuldade de encontrar um local que tenha essa peça mais clássica.

Quando a gente tá pensando no desenvolvimento de produto, como no caso dessa marca de camisas femininas, se a modelagem em si vai ser mais clássica é preciso se diferenciar em outros pontos. O sortimento é uma forma de diferenciação, através das variações de manga curta, manga comprida, manga 3/4, vários tipos de manga, vários tipos de gola, uma cartela mais ampla de cores, etc.

Mesmo que você tenha a base da sua pirâmide com cores mais clássicas – e isso é altamente recomendado se é uma marca mais atemporal – a forma de você se manter atual e trazer novidades para o mercado é adicionar cores do momento e modelos que já são best sellers. E isso mantendo uma qualidade que seja real e percebida, e que contenha os atributos que o cliente está buscando. Por exemplo, atributos em camisas que as pessoas buscam e nem sempre encontram: durabilidade do tecido, tecido que não amassa, que não mancha. Enfim, é entender qual é a necessidade desse mercado que você quer se diferenciar.

Pesquise sobre o que os seus clientes procuram

Essa é a grande tendência que estamos vendo ultimamente, de não atender a vários públicos, mas ser muito especializado, muito focado em se diferenciar para um público menor, sendo um líder naquele nicho. Nesse exemplo das camisas seria focar em pessoas que usam camisas, em pessoas que queiram comprar uma camisa e não precisem rodar o shopping inteiro ou todo o centro comercial, ou mesmo a internet procurando por essa camisa, mas que vá naquele destino certeiro e encontre o que procura.

Para se posicionar no mercado é preciso entrar em contato com o público-alvo. Fazer pesquisas para entender o que as pessoas já compram, quanto elas pagam, quanto elas estão dispostas a pagar nesses produtos, e o que elas têm dificuldade de encontrar onde já compram. Essas pesquisas que podem ser pelo Google Formulários, podem ser feitas com uma série de pessoas diferentes do seu nicho.

Você pode fazer campanhas de marketing onde você dá um presente como incentivo para que as pessoas respondam. E assim você entende qual é a necessidade do mercado. O mais importante de entender o porquê da sua marca existir é lembrar que não é o nosso desejo de criar um produto e colocar no mercado. E sim, sempre, 100% das vezes, atender as necessidades que os consumidores têm e que não estão sendo atendidas e encontrando soluções.

Esteja focado em trazer soluções para os seus clientes

Então, a conclusão é: se a sua marca ou loja tem uma razão de ser, a diferenciação dela está na resposta para uma dificuldade que o mercado tem e que não está sendo atendida. Saia da posição de pensar nas coisas que você gostaria de fazer. Se coloque na posição das pessoas que realmente precisam de algo diferenciado e não estão encontrando.

Entendendo realmente as necessidades do mercado e não colocando os desejos pessoais ao criar um negócio, aí sim você terá um diferencial definido e conseguirá levar soluções para o mercado. Assim, a sua marca ou loja terá uma razão de ser em qualquer momento econômico.

Essas são as dicas de hoje, espero que te ajude a pensar no diferencial do seu negócio de moda!

Se preferir, confira o conteúdo em vídeo.

Um super beijo e até a próxima!

Andressa Rando Favorito